José Diogo dos Santos
Médico Veterinário
Consultor Clínico Sénior na Clínica Veterinária da Covilhã – Serviço de Anestesiologia e Controlo de Dor
Mestrado em 2014 pela universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desde o inicio da sua carreira que se têm dedicado à anestesia e analgesia. Além da pós-graduação em anestesia pela Universidade Autónoma de Barcelona e diferentes cursos de anestesia loco-regional, tem realizado várias estâncias em hospitais de referência em Espanha e Inglaterra. É professor auxiliar convidado da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias em Lisboa. Encontra-se a realizar doutoramento na área de anestesia loco-regional na universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O seu percurso de vida é marcado pela persistência.
Em criança não teve o privilégio de ter animais de estimação, mas Diogo dos Santos sempre quis ser Médico Veterinário. Fascinava-o a possibilidade de conseguir chegar a um diagnóstico e ao tratamento de seres que não se exprimem verbalmente.
A expressão latina “primum non nocere” (primeiro, não prejudicar), que deu origem ao conhecido “Juramento de Hipócrates”, é a frase que escolhe como lema de vida. E é também assim que exerce a sua profissão, com destaque para a especialidade de Anestesia e Analgesia a que se tem vindo a dedicar nos últimos anos. Sempre que recebe um novo caso clínico o seu principal objetivo é garantir conforto e segurança aos seus pacientes.
A generosidade com que partilha os seus conhecimentos sobrepõe-se à assumida timidez. Uma boa amizade é das coisas a que mais valor. Vive com a esposa e com um gato British shorthair, pelos quais se assume profundamente apaixonado.