Primeiro que tudo, parabéns pelo novo membro da família!
Os primeiros dias em casa são especiais mas também decisivos para o futuro do seu animal de estimação. Ao início será tudo muito confuso para todos. São novas rotinas e responsabilidade para a família e para ele/a serão novos cheiros, sons e todo um conjunto de novidades que o podem deixar um bocadinho assustado e desconfortável.
Dê-lhe tempo para se ambientar!
PREPARAR A CHEGADA
Prepare a casa para o receber. Veja se não existem objetos que podem ser “tentadores” para um jovem cachorro roer, como por exemplo:
- cabos elétricos soltos
- produtos químicos domésticos
- plantas, tapetes ou objetos que se possam quebrar.
Não desista dele. Ensine-o, tenha paciência e estabeleça rotinas de alimentação e higiene.
EDUCAÇÃO
A aprendizagem inicia-se cedo na vida de um cachorro. Para além do que aprende com a progenitora, a partir das 9 semanas o cachorro já é capaz de aprender as regras básicas de obediência. Não se esqueça que a correta socialização, entre as 8 e as 16 semanas, vai influenciar para sempre a vida do seu animal!
VACINAÇÃO
Até às 12 semanas de vida os cachorros vão perdendo gradualmente a imunidade materna, tornando-os mais sensíveis a doenças que podem comprometer a sobrevivência. É, por isso, vital para a saúde do seu mais recente membro da família a realização de um correto protocolo vacinal, respeitando sempre as datas dos reforços. E lembre-se: a vacina da raiva é obrigatória no nosso país!
MICROCHIP
Do tamanho de um grão de arroz, o microchip é colocado no lado esquerdo do pescoço, sem causar dor ao animal. A cada microchip está associado um código que permite a identificação do animal e do seu cuidador. A identificação eletrónica de animais de companhia é obrigatória em Portugal e o registo deve ser efetuado até aos 120 dias de idade – 4 meses.
DESPARASITAÇÃO
Os parasitas internos afetam essencialmente o aparelho digestivo dos cachorros e os parasitas externos transmitem-lhes doenças indesejadas. Por isso, a correta desparasitação INTERNA e EXTERNA dos seus animais é essencial para a saúde deles e de toda família.
Até aos 6 meses de vida a desparasitação interna deve ser feita mensalmente e, a partir daí, de 4 em 4 meses.
NUTRIÇÃO
O crescimento saudável do seu cachorro depende de uma alimentação equilibrada e completa. Evite dar qualquer tipo de alimento que não seja apropriado à fase de vida do seu animal.
LEISHMANIA
Estamos numa zona endémica desta patologia que é causada por uma infeção parasitária. Os sintomas, se não forem tratados, podem ser fatais. Não podemos descuidar a proteção dos nossos cães, usando desde cedo profilaxia apropriada (repelentes, leishmanicidas e vacinação).
E LEMBRE-SE: A CLÍNICA VETERINÁRIA DA COVILHÃ ESTÁ CÁ PARA O AJUDAR, EM TODAS AS ETAPAS DE VIDA DO SEU AMIGO DE QUATRO PATAS!